O Minha Casa, Minha Vida é o programa habitacional do Governo Federal, que substitui o Casa Verde e Amarela, trazendo novidades e melhorias.
A finalidade do programa é promover o direito à moradia para famílias residentes em áreas urbanas e rurais, facilitando o desenvolvimento econômico e a geração de trabalho, elevando os padrões de habitação e a qualidade de vida dos brasileiros.
Todo financiamento habitacional contratado por pessoas com renda familiar bruta de até R$ 8 mil e utilizando recursos do FGTS se enquadra no Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Subsídio
É um valor dado pelo Governo Federal para facilitar a compra do imóvel. Essa quantia, fornecida em forma de desconto, deixa o financiamento e as parcelas mais baratas.
Composição de Renda
É a soma dos salários de duas ou mais pessoas, sejam familiares ou amigos, para financiar um imóvel. Essa vantagem aumenta a chance de aprovação do financiamento.
FGTS
O fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado como valor de entrada, para amortizar parcelas e também auxiliar na negociação e condições do financimanto.
Os meios de comprovar renda são diferentes para um trabalhador CLT e um autônomo. Veja quais são as formas para cada caso.
CLT
Alguns dos documentos que você pode utilizar são o holerite (contracheque), a Declaração do Imposto de Renda, o INSS e o eSocial.
Autônomo
Use extratos bancários, a Declaração do Imposto de Renda ou o Pró-Labore.